RUBIACEAE

Sabicea villosa Willd. ex Schult.

LC

EOO:

7.145.652,026 Km2

AOO:

228,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Não é endêmica do Brasil; ocorre nos estados do Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Zappi; Pessoa, 2012); próximo ao nível do mar (Jung-Mendaçolli, S.L. In Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo; Wanderley, M.G.L. et al., 2007).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador:
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie de liana não endêmica do Brasil, ocorrendo em ampla distribuição no país pelas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nos domínios da Amazônia e Mata Atlântica.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Syst. Veg. 5: 265. 1819.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Amazônia
Fitofisionomia: Ocorre em floresta ombrófila densa (Zappi et al., 2009).
Habitats: 1 Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Caracteriza-se por arbustos escandentes, podendo atingir até 1m de altura, umbrófilos ou heliófilos; coletados com flores em Março, Abril e Setembro, e com frutos em Março, Abril, Agosto e Setembro (Jung-Mendaçolli, 2007).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Omodelo tradicional da ocupação da Amazônia tem levado a um aumentosignificativo do desmatamento na Amazônia legal, sendo este um fenômeno denatureza bastante complexa, que não pode ser atribuído a um único fator. As questões mais urgentes em termos da conservação e uso dosrecursos naturais da Amazônia dizem respeito à perda em grande escala defunções críticas da Amazônia frente ao avanço do desmatamento ligado àspolíticas de desenvolvimento na região, tais como especulação de terra ao longodas estradas, crescimento das cidades, aumento dramático da pecuária bovina,exploração madeireira e agricultura familiar (mais recentemente a agriculturamecanizada), principalmente ligada ao cultivo da soja e algodão. Esse aumento dasatividades econômicas em larga escala sobre os recursos da Amazônia legalbrasileira tem aumentado drasticamente a taxa de desmatamento que, no períodode 2002 e 2003, foi de 23.750 km2, a segunda maior taxa já registrada nessaregião, superada somente pela marca histórica de 29.059 km2 desmatados em 1995. A situação é tão crítica que, recentemente, o governo brasileirocriou um Grupo Interministerial a fim de combater o desmatamento e apontarsoluções de como minimizar seus efeitos na Amazônia legal (Ferreira et al., 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level
Espécie considerada Rara pela Lista vermelha daflora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
Ação Situação
4.4.3 Management
Ocorre em Unidades de Conservação: Reserva Ecológica de Humaitá, no estado do Acre; Reserva Florestal da Companhia Vale do Rio Doce, no Espírito Santo; Estação Ecológica do Caiuá e Reserva Natural Salto Morato, no Paraná; Reserva Biológica da União, no Rio de Janeiro; Parque Nacional do Viruá, em Roraima; Parque Estadual de Carlos Botelho e Parque Estadual Jacupiranga, em São Paulo; e Parque Nacional do Araguá, em Tocantins (CNCFlora, 2011).